03/03/2016

Uma Moradia por detrás de Um Portão na Rua do Barão de Nova Sintra

Nem sempre o património que é de todos está acessível; e nem sempre tal se deve a motivos de segurança ou de zelo – em muitas situações o que se passa é mesmo o oposto! Há património de tal modo votado ao desprezo que os acessos e o mato que o envolvem não permitem mesmo que ninguém se aproxime para admirá-lo ou reconhecê-lo.

A moradia que se encontra por detrás de um portão com um interessante gradeamento enferrujado na Rua do Barão de Nova Sintra é disso um exemplo. Há muito que o mato cresceu de tal maneira que envolve completamente uma moradia histórica que, por estranho que pareça, também já esteve classificada e foi reconhecida como património municipal (nem temos a certeza se ainda mantém o mesmo estatuto). Poucos adivinharão que por detrás deste portão encontra-se uma ampla propriedade que se estende até à Travessa de Nova Sintra e à Travessa da China.

Noutros tempos, o que é hoje uma considerável extensão de mato que cresce de ano para ano descontroladamente, situava-se não só a moradia forrada a radiantes azulejos azuis do industrial António Dias Pereira como um armazém de cal, gesso e outros materiais de construção que funcionou entre os finais do século XIX e inícios do século XX. Do que sabemos sobre a moradia, completamente submersa pela vegetação, podemos descrever que se encontra muito danificada e que uma queda de uma árvore há cerca de 10 anos atrás causou-lhe estragos consideráveis. Tendo em conta o estado de abandono que já se encontra há algumas décadas, é provável que assim se mantenha durante os próximos tempos.

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *