02/03/2016

EIF - Empresa Industrial do Freixo



O edifício industrial de betão que actualmente podemos reconhecer a norte do complexo da Central Termo-Eléctrica do Freixo está relacionado com a mesma, embora tenha servido um propósito diferente, antes se relacionando com a indústria química. 

Data de 1947 e foi construído pela UEP (União Eléctrica Portuguesa) para aproveitar o excedente de energia produzida que já se vinha a assinalar desde meados dos anos 30. Esta fábrica, então designada por Empresa Industrial do Freixo, para se distinguir do restante complexo próximo, aproveitou os excedentes de energia eléctrica para produzir carboneto de cálcio e de ferro silício. O carboneto de cálcio é um composto que tem várias aplicações industriais, mas nesta época servia sobretudo para a produção de gás acetileno, que era muito utilizado em lâmpadas. O ferro silício é um material muito necessário em fundições.

Ao escoar os excedentes de produção de energia eléctrica para esta fábrica, que para produzir os elementos que aqui assinalamos teria de dispor de muita energia, a UEP saía muito beneficiada da EIF. A fábrica dispunha de dois fornos distintos: um para produção de cal e outro para obter o carboneto de cálcio, não necessitando mais de que algumas dezenas de operários para produzir continuamente. Deixou de funcionar em 1974 e desde então permaneceu abandonada. 

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *