07/03/2016

Cine-Teatro de Ermesinde



Numa rua estreita que não se situa muito longe do centro de Ermesinde situa-se um dos edifícios mais imponentes da cidade que teve uma destacada importância cultural durante a segunda metade do século XX. Trata-se do seu Cine-Teatro local, que apesar de passar um pouco despercebido, ainda tem uma dada relevância para a história da cidade.

Existe a referência à existência de um Cine-Teatro de Ermesinde pelo menos desde os anos 20 do século anterior, sobretudo porque veio a ser palco das actuações da União Dramática Beneficente de Sá, fundada em 1929. Mas essa referência não diz de certeza absoluta respeito a este edifício de betão que hoje se encontra devoluto. Apesar da inexistência de informações relativamente ao período em que foi erguido ou quem foi o seu arquitecto, não é difícil reconhecer uma linguagem própria que acompanha o rigor do Português Suave, o que nos leva a especular, sem certezas, que terá sido erguido entre os anos 50 – 60 do século XX; possivelmente até poderá ser anterior, mas estimamos que a nossa margem de erro não é grande. (E não é errado acusar aqui a presença de uma linguagem Art Deco austera que é mais típica dos anos 40, mas que foi adaptada e combinada formalmente com a arquitectura portuguesa característica do Estado Novo, verificando-se exemplos que se prolongam para lá dessa década).



Gostaríamos de revelar mais sobre o Cine-Teatro de Ermesinde, e é possivelmente que futuramente venhamos a descobrir mais, mas independentemente da sua origem, que acompanhou certamente a procura crescente da população local pelas artes do espectáculo e sobretudo pelo cinema, podemos afirmar que esteve em funcionamento até meados dos anos 70, explorado por Cunha Reis. Após a sua morte, o seu filho foi obrigado a encerrá-lo mediante a quebra da procura da projecção de filmes e com a vulgarização e popularização do vídeo – um fenómeno que afectou muitos cine-teatros de funções idênticas espalhados pelo país. Encontra-se abandonado desde então.

Em tempos, a Câmara Municipal de Valongo, concelho ao qual pertence a cidade de Ermesinde, tencionava adquirir o edifício para requalificá-lo e restituir-lhe algumas das suas funções similares, procurando devolver à cidade um monumento com um dado valor cultural, mas com a abertura do Maiashopping nos anos 90 com onze salas de cinema tão perto do centro da cidade esse plano foi definitivamente abandonado.

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *