28/03/2016

Moradia Nº289 na Rua de Alexandre Herculano


Na esquina do cruzamento da Rua de Alexandre Herculano com a Rua Duque de Loulé, que marca justamente a fronteira entre a freguesia da Sé e a do Bonfim, encontra-se uma das grandes moradias históricas mais devolutas da cidade do Porto.

É distinta e significativa, marcada por sinais de muitos anos de abandono e vandalismo, já que se encontra demasiado exposta e vulnerável. Apesar de uma elevada dimensão e de uma dada relevância a nível arquitectural, não se trata de uma casa com elevado valor histórico – embora patrimonial seja a palavra mesmo adequada, já que segue de perto um conceito similar ao dos notáveis palacetes dos finais do século XIX que podemos encontrar no Bonfim (demoli-la seria sem dúvida um crime). O seu primeiro proprietário era Joaquim José Dias Pereira, dono de uma série de terrenos na área, que a mandou erguer em 1888.

Além de ampla e possuir um muro gradeado que rodeia o que outrora terá sido um pátio ajardinado, dispondo de portões, a sua fachada virada para a Rua de Alexandre Herculano, detentora do Nº289, é dotada de maior interesse, contrastando um pouco com a sobriedade geral do edifício. Não é difícil discernir os elementos neoclássicos que vieram a ser implementados em muitos prédios da cidade do Porto: a janela central do segundo piso é encimada por um frontão triangular e o primeiro piso é dotado de blocos de alvenaria separados por juntas profundas, embora se limitem a servir de moldura.

Os maiores danos da casa são visíveis nas traseiras, embora seja claro que o telhado se encontre esburacado, as paredes revelam escoriações graves, filmes negros cubram o granito exposto, portas e janelas terão de ser substituídas, a exposição ao vandalismo comprovado pela presença de grafitis terá de ser contrariada e que o seu interior deverá conter obras de remodelação profundas ou completas para que volte a ser seguro circular entre as diferentes divisões. Encontra-se à venda já há uma série de anos e, lamentavelmente, é difícil concluir se o preço de compra iguala o elevado custo de reabilitação…

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *