21/01/2014

Fábrica/Armazém de João F. Carvalho


A fábrica e armazém que hoje situa na Avenida Fernão de Magalhães é um exemplo de exclusividade industrial por um motivo: combinava um espaço fabril com habitações completas num único edifício.

Foi no início dos anos 30 do século XX, quando a Avenida Fernão de Magalhães ainda não havia chegado ao Campo 24 de Agosto que o industrial João da Fonseca Carvalho requereu licença para a construção deste prédio que hoje está abandonado.



Constituído por três pisos, sob uma linguagem mais austera da Art Deco, o projecto do prédio esteve a cargo do engenheiro Joaquim de Oliveira Ribeiro Alegre, muito envolvido nos projectos de urbanização nas colónias portuguesas (principalmente em Moçambique); continha uma garagem no rés-do-chão e um escritório no primeiro andar, enquanto as partes restantes serviriam para habitação. O último piso tornou-se um salão único, servindo de ampliação à fábrica do proprietário que já funcionava num prédio contíguo, onde foram instalados teares.

Apesar da sua imagem devoluta, trata-se de um dos valiosos exemplos da forte indústria que noutros tempos caracterizou a freguesia do Bonfim. Quem sabe e talvez um dia se possa reabilitar este mesmo prédio e fazer dele o mesmo género de complexo habitacional que surgiu com a reabilitação da Antiga Fábrica da Companhia Aliança, na Rua de Santos Pousada...

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *