14/01/2014

Edifício Café Monumental


Na Avenida dos Aliados situa-se um dos mais nobres edifícios com ar de palacete da cidade do Porto. Desenhado segundo linhas eclécticas que ressoam motivos renascentistas e do barroco combinadas com conceitos da escola de Beaux-Art de Paris, foi projectado e começou a ser construído no ano de 1925, desenhado pelo arquitecto Michelangelo Soá à sociedade Almeida Cunha Lda., com a ambição de obterem um espaço dedicado ao comércio e com escritórios.

Em 1934, este edifício acomodou um dos principais e mais luxuosos cafés da cidade do Porto – o Café Monumental. Na zona ampla que serviu de salão de exposições, os clientes poderiam assistir a requintados concertos de música. O café não durou muitos anos e, mais tarde, o edifício transformou-se na Pensão Monumental, devido ao nome do café que o consagrou.


Justo será dizer que o edifício já mudou muitas vezes de donos e albergou diferentes serviços, incluindo um stand da Ford e até mesmo uma montra onde se promovia os circuitos automóveis da Boavista. Apesar da SRU dar sinais claros da sua vontade em recuperar este edifício – que permaneceu abandonado durante muitos anos –, pouco ou nada se fez nesse sentido. Já em 2005, uma empresa imobiliária, a CasaPorto, procurou aproveitar o espaço, promovendo a sua reabilitação em simultâneo com uma demonstração de design de interiores. Tal não surgiu os efeitos esperados. Em 2010, várias notícias e artigos de opinião pessoal acusavam o abandono deste edifício, quando o papa Bento XVI visita a cidade e a nobre fachada de granito foi ocultada por painéis para que o célebre visitante não reparasse no seu ar degradado.

O edifício do Café Monumental permanece abandonado, apesar da sua localização privilegiada. Mesmo assim, não pode deixar de ser apreciado pelos muitos visitantes do Porto que, tal como uma grande maioria de cidadãos, anseiam pela sua reabilitação e posterior funcionalidade.

2 comentários:

  1. Felizmente foi adquirido pelo Dr. Mário Ferreira, CEO da Douro Azul, que irá reabilitar este edifício onde terá um café monumental bem como um hotel com cerca de 80 quartos. Bem haja.

    ResponderEliminar
  2. Me hospedei na então Pensão Monumental nos idos de 1999 durante minha primeira visita ao Porto, e já na época achei o lugar belíssimo apesar da decadência. Do grande quarto em que me hospedei dava para ver uma parte da famosa Torre dos Clérigos ao fundo. O lugar, inclusive, faz parte de uns escritos que venho fazendo para um possível romance. Fico feliz em saber que vai ser recuperado e espero um dia voltar ao Porto para me hospedar no Novo Monumental. Avante!
    vanessa

    ResponderEliminar


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *