24/03/2014

Palacete da Rua do Bonjardim


Em 1906, Custódio José da Costa, morador na Praça da Trindade, pede licença para a construção de um notável palacete tipo chalet na sua propriedade junto da Rua do Bonjardim. Encomendou o desenho da obra ao engenheiro António Rigaud Nogueira, igualmente responsável pelo projecto de outro palacete semelhante no Nº1316 da Rua de Santa Catarina (que é posterior).

Neste terreno terá existido outro prédio, que foi demolido para dar lugar a este palacete com influências e traços neogóticos, do qual é mais característico o torreão de planta hexagonal. Rasgado por dezenas de janelas, contendo ainda varandas com balaustradas, a nível decorativo destaca-se pelos azulejos verdes que cobrem todas as fachadas e os trabalhos em ferro forjado dos gradeamentos que já sugerem uma influência da Arte Nova.


Este edifício notável já não está à venda; ao que tudo indica, felizmente, será reabilitado por particulares. 

10 comentários:

  1. O terreno em volta voltou a ser limpo. Pode ser que seja desta vez reabilitado. Em cerca de 30 anos nunca vi o palacete com "vida"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Já temos conhecimento de que o terreno foi limpo há algum tempo, contudo, não temos conhecimento se o edifício terá outro rumo ou continuará a cair aos poucos.

      Aguardemos!

      Eliminar
    2. Tenho por entidade segura (O DONO!) de que está a ser recuperado. Tenho autorização para ir fotografar a propriedade toda e conto ir ainda esta semana. Depois colocarei aqui um link para o album fotografico que vou fazer.

      Eliminar
    3. Já la estive........Bonito de morrer.......

      Eliminar
    4. Sim, temos conhecimento que este magnífico imóvel já está a ser recuperado, felizmente.

      Eliminar
  2. Nobre "Porto Sombrio" - Nenhum dos que tenham feito algum comentário poderá avaliar o que senti quando acessei seu blog sabendo que nele havia assunto relacionado com o engenheiro e arquiteto Antonio Rigaud Nogueira. Já fazia alguns anos que de vez em quando procurava algo parecido, mas sua bela "reportagem" me abriu um rico caminho nunca antes trilhado, isto é, o de conhecer um pouco da história desse meu primo em terceiro grau. Por essa razão meu comentário é de sincero agradecimento e parabéns pelas imagens. Muitíssimo obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Um belo palacete e muito boas as fotos. Já tive a oportunidade de me manifestar acerca de quem elaborou o projeto, ou o engenheiro de obras Antonio Rigaud Nogueira. De há muito tempo venho tentando encontrar algo que me permitisse saber mais acerca desse primo de meu bisavô e graças a este belo trabalho em seu blog, isso foi possível. Portanto, manifesto-me agradecido.
    Marcos A. R. Nogueira

    ResponderEliminar
  4. Qual a razão de não ter meu comentário anterior (novembro do ano passado) publicado? Apenas agradeci o fato de que graças a sua publicação me haver servido como ponto de partida para descobrir, em definitivo, quem foi o arquiteto luso-brasileiro Antonio Rigaud Nogueira, um antigo membro de minha família.
    Forte abraço e renovo parabéns por seu trabalho.
    Marcos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento por não termos estado disponíveis para responder e publicar comentários, caro Marcos Nogueira. Temos uma equipa distinta e alguns de nós ausentaram-se e separaram-se durante um longo período de tempo (assim como as nossas investigações); mas estamos a renovar a equipa e a fazer novos estudos para dar a conhecer o que está desprezado e esquecido na nossa cidade.

      Eliminar
    2. Gratíssimo por sua atenção e faço votos de que seu blog continue e mostrar essas preciosidades da arquitetura do Porto.

      Eliminar


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *