Quando um dado
monumento não apresenta evidências de degradação, tal não significa que deixa
de suscitar preocupações ou desejos de uma intervenção no sentido de
valorizá-lo e servir um determinado propósito na nossa cidade. Por vezes o
monumento pode não ter utilização e deixar de servir plenamente o propósito
para o qual foi erguido, mas no caso da Ponte Maria Pia a sua inutilização e o
estado de abandono não se justificam.
Esta ponte é a mais
antiga que ainda se encontra de pé sobre o rio Douro, que liga Porto e Vila
Nova de Gaia. Custa-nos ignorar que foi projectada pelo gabinete de Gustave
Eiffel em 1876 e terminada já em 1877, inaugurada pelo rei D. Luís I. É uma
preciosidade do século XIX. Exerceu a sua função durante mais de cem anos, como
parte da linha ferroviária do Norte.
Mesmo classificada como
Monumento Nacional, já em 1982, ninguém pretendeu mais assumir a
responsabilidade pela manutenção desta ponte. A REFER abandonou-a e as
autarquias de Porto e Vila Nova de Gaia também imitaram o gesto. Nunca
estudaram nenhum plano para reabilitá-la, dando-lhe uma nova função. Não tendo
que ser necessariamente pedonal, poderia servir para o trânsito automóvel ou
para uma extensão da linha do metro (mesmo só tendo uma direção).
Antes que os sinais de
degradação se intensifiquem ou suscitem maior motivo de preocupação, esperemos
que a ponte seja devidamente recuperada e à qual saibam atribuir uma função
para que os cidadãos de ambas as cidades separadas pelo rio Douro possam
usufruir da mesma.
CONCORDO. NÃO SEI SE É VENDÁVEL COMO OS QUADROS DO MIRÓ. MAS PODIAM APROVEITÁ-LA PARA VENDER COMO SUCATA, JÁ QUE NINGUÉM A QUER. MAIS MONUMENTO MENOS MONUMENTO, NAO NOS AFECTA. QUE SE LIXE.
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