17/02/2016

Moradia de José Dias Alves Pimenta


Além de tristeza que causa por ser mais uma casa com alguma relevância histórica da cidade do Porto ao abandono, também causa uma certa indignação pensar que está classificada como património e que ficou inteiramente devoluta a partir do momento em que ficou em posse do município (mais precisamente das Águas do Porto) em 1990.

José Dias Alves Pimenta mandou construir esta sua casa em 1888 num terreno com uma das melhores vistas sobre o Douro, com um panorama sobre o Freixo e junto à Rua da China, com acesso à quinta homónima, onde residiu a pintora Aurélia de Sousa. É fácil imaginar o cenário idílico em que José Dias Pimenta escolheu dispor desta habitação, pois além de dispor de uma boa paisagem, a sua residência também contava com um espaço verdejante envolvente e uma dada tranquilidade, além de não se encontrar muito afastada do centro da cidade.

Convém relembrarmos José Dias Alves Pimenta enquanto negociante culto e empreendedor e importante membro do Ateneu Comercial do Porto, chegando a ser presidente nos anos de 1881, 1884, 1892 e 1899. Enquanto republicano participou também na revolução de 31 de Janeiro e fez parte do desenvolvimento do Núcleo Republicano Regionalista do Norte no início dos anos 20 do séc. XX. Coleccionava arte, mantendo várias pinturas de Aurélia de Sousa nesta sua moradia.

A partir de 1896 a sua propriedade sofre determinadas alterações, principalmente devido à abertura do Túnel do Seminário que permitiria a ligação entre a Estação de Campanhã e de S. Bento, enquanto que a frente da sua casa passa a integrar a Rua do Barão de Nova Sintra, alargada para permitir a deslocação e o movimento dos trabalhadores que laboravam no novo túnel de comboio. José Dias Alves Pimenta morreu em 1925 e a sua casa esteve na posse da sua família durante muitos anos, antes de cair na posse do município e ser completamente votada ao abandono. 

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *