19/02/2016

Conjunto de Prédios na Rua do Barão de Nova Sintra


A aparência desoladora deste conjunto edificado não esconde os anos de abandono e de vandalismo que tem sofrido sem que ninguém se preze e protegê-lo ou reabilitá-lo. O proprietário que ergueu estes prédios na segunda metade do século XIX, possivelmente esperando que a Rua do Barão de Nova Sintra se urbanizasse mais com o passar dos tempos, certamente não havia imaginado que passados cem anos se encontrassem neste estado.

Os prédios foram erguidos entre 1879 e 1880 por vontade do negociante João Leite de Faria, proprietário deste terreno, que os mandou erguer tendo em vista o seu arrendamento. João Leite Faria era igualmente proprietário de vários prédios noutras freguesias do Porto, incluindo do conjunto de prédios na Rua Formosa que se situam em frente a uma das entradas principais do Mercado do Bolhão (do 313 ao 353), juntamente com outros dois sócios. Ao contemplarmos a fachada do conjunto virada para a Rua do Barão de Nova Sintra, especulamos se outrora não esteve completamente coberta de azulejos, tal como ainda se encontra o prédio do meio, embora parte já tenha sofrido sérios danos.

É uma pena que assim se encontrem, pois o seu estado remete-nos para outros exemplos de conjuntos de prédios edificados no Bonfim e até mesmo noutras freguesias que estão abandonados e que poderiam ser intervencionados o quanto antes por um município interessado em promover novos paradigmas de habitação social, começando por não construir novos prédios nas periferias, mas antes em aproveitar uns quantos mais próximos do centro da cidade para integrar parte da população autêntica de uma cidade cujo centro alterna entre a desertificação e os interesses imobiliários privados de quem pouco ou nada se interessa em zelar pela permanência dos habitantes originais do Porto.  

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *