01/02/2016

Capela do Senhor D’Além

A arruinada e pilhada Capela do Senhor D’Além, na Escarpa da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia, só não se encontra em pior situação devido à estima de alguns sem-abrigo pelo templo que desde há uns anos têm feito o possível para protegê-la. O seu estado não é apenas uma vergonha, é uma marca do triste país onde estamos e a incapacidade (de muitas entidades) em saber proteger ou preservar o seu património.

Construída em 1877 no mesmo local onde existiu outra ermida medieval do século XII que albergou uma imagem do Senhor Crucificado encontrada durante a construção do primitivo Mosteiro da Serra do Pilar e que veio mais tarde a albergar a imagem de S. Nicolau e S. Bartolomeu (a partir de 1500), chegou a fazer parte de um Hospício Carmelita que se acomodou no local já muito mais tarde até ser encerrado em 1832 na sequência da Lutas Liberais. O hospício foi ocupado passados poucos anos por uma fábrica de louça, mas actualmente não passa de um monte de ruínas – o mais descarado da margem sul do Douro junto a Vila Nova de Gaia.

Apesar de ter mantido o seu culto durante bastantes anos, acabou por ser encerrada em tempos recentes. Mas uma vez que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia anunciou a sua intenção de lançar um concurso público para a consolidação da escarpa da Serra do Pilar e como o empresário Mário Ferreira (da Douro Azul) pretende erguer um hotel num dos edifícios em ruínas junto à Capela, está prevista a sua reabilitação para breve. 

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *