11/02/2016

Antigo Armazém na Rua da Restauração


Um dos edifícios mais notáveis da Rua da Restauração, virado para a antiga Fábrica de Louça de Massarelos (onde agora existe um prédio de vários andares para habitação), é este velho armazém abandonado que ainda exibe uma robustez única devido à qualidade construtiva.

Gostávamos de estudá-lo melhor – e assim o faremos – pois apesar da investigação que fizemos acerca deste edifício, ainda não temos todas as respostas. Foi decerto um armazém, mas um armazém de quê? Ainda não está completamente esclarecido, apesar dos rumores que relacionaram a sua exploração com os produtos cerâmicos da Fábrica de Louça de Massarelos (que sofreu um incêndio devastador em 1920 e desde então ficou desactivada, tendo a sua produção sido continuada noutras instalações), também se fala de têxteis e até de sal e produtos alimentares (a seu tempo procuraremos esclarecer bem isso, pois é preciso frisar que este edifício foi erguido após a desactivação da antiga unidade industrial de Massarelos que ficaria em frente.



O armazém foi erguido no ano de 1923 pela proprietária Maria Pinto Vieira e a sua arquitectura segue de perto as linhas severas da Arte Nova tardia – que podemos reconhecer em vários prédios do Porto das duas primeiras décadas do século XX. Maior exemplo da Arte Nova é o friso de painéis de azulejos que corre todas as fachadas do edifício, encontrando-se ainda intacto. 

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *